Atividade Desplugada 1 – Soma 20

Atividade – Soma 20

A atividade desplugada “Soma 20” foi idealizada por Guy Brousseau que, por meio da Teoria das Situações Didáticas, desenvolveu diferentes formas de apresentar o conteúdo matemático a alunos, possibilitando compreender melhor o fenômeno da aprendizagem da matemática.

Essa atividade tem como objetivo a junção dos conceitos da Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, com os conceitos do pensamento computacional (PC).

A atividade “Soma 20” é um jogo entre dois jogadores, em que cada jogador pode utilizar, em cada jogada, apenas o número 1 ou 2. O jogador que começa a partida deve indicar, em sua primeira jogada, se utilizará o número 1 ou o número 2. O adversário, em sua jogada, deve utilizar o número 1 ou 2, somando-se ao número escolhido pelo outro jogador e registrar o resultado. Tal procedimento deverá ser repetido pelos jogadores e o vencedor será o jogador que conseguir, em sua jogada, chegar ao número 20.

A relação do jogo “Soma 20” de Brousseau com o pensamento computacional está em se observar o desenvolvimento da lógica, na percepção de características semelhantes, na identificação do padrão existente no jogo e em criar um algoritmo da sequência de passos, de tal forma que seja possível vencer a partida.

Pilar do PC – Atividade desplugada – Soma 20

Fonte: Elaborado pelo autor.

 

Com base na tabela bidimensional da Taxonomia de Bloom, como objetivo 1, o estudante deverá, ao longo da atividade, aplicar uma estratégia que lhe permita vencer o oponente, para isso é importante que o aluno tenha a consciência da existência de um modelo (padrão).

Após algumas partidas entre os alunos, o objetivo 2 consiste em se avaliar o “como” realizar uma estratégia utilizando-se critérios, métodos, técnicas ou algoritmos e ter a percepção de como e quando usar um procedimento específico.

Por fim, o objetivo 3 está relacionado à criação de uma solução ou modelo, utilizando-se conhecimentos e habilidades previamente adquiridos. O foco principal é fazer com que o aluno utilize os conhecimentos (interdisciplinares) assimilados previamente para solucionar o problema e/ou escolher o melhor método para vencer o oponente.

 

Taxonomia de Bloom – Atividade desplugada – Soma 20

Fonte: Elaborado pelo autor.

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