Abstração

Abstração é uma operação intelectual que consiste em isolar um elemento à exclusão de outros, dos quais então se faz abstração. É o processo de pensamento em que as ideias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos.

A abstração é a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo etc. É isolada de outras coisas com que está numa relação maior. Ela é inerente a qualquer procedimento cognitivo.

Wing considera o processo de abstrair, como sendo o conceito mais significativo do pensamento computacional, pois é utilizado em vários momentos, tais como:

  1. a) na escrita do algoritmo e suas iterações;
  2. b) na seleção dos dados importantes;
  3. c) na escrita de uma pergunta;
  4. d) na compreensão e organização de módulos.

A abstração é o pilar fundamental da solução de problemas. A partir do momento em que se tem um problema a ser resolvido, é fundamental que se construa um modelo abstrato, contendo apenas os aspectos mais relevantes. Esse processo contribui no entendimento do problema, nas possibilidades e condições de contorno, e na compreensão dos cenários de solução.

Abstração envolve a seleção dos dados e sua classificação, especialmente na análise dos elementos relevantes e dos que podem ser ignorados, focando no necessário sem se distrair com outras informações. Essa técnica permite que se crie uma representação (ideia) do problema a ser resolvido. A competência mais importante deste pilar é selecionar o detalhe a ser ignorado, facilitando a compreensão do problema, sem perder nenhuma informação relevante.

a abstração é um processo de isolamento de detalhes que não são necessários, para poder se concentrar em coisas que são realmente importantes. A autora exemplifica o conceito por meio do mapa de metrô, como sendo uma abstração do mundo real, pois informa apenas o essencial para o passageiro se locomover de um ponto a outro da cidade, excluindo-se informações que não são úteis para eles, tais como altitude, posição geográfica, entre outros. Em posse de um mapa desses, o passageiro consegue definir seu itinerário de forma clara, identificando as linhas a serem utilizadas e estações que deverá embarcar e desembarcar.

Por exemplo, um algoritmo é uma abstração de um determinado processo, visto que ele recebe uma entrada, executa a sequência de passos finitos, baseada em
em um conjunto de regras, e produz uma saída que satisfaça um objetivo específico. Criar algoritmos eficientes implica também na criação de tipos de dados abstratos, uma vez que a abstração proporciona uma capacidade de escalonamento, isto é, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes.

Ciclo de ações que ocorre durante as atividades de PC

De acordo com o ciclo de aprendizagem, ilustrado na figura 9 acima, para desenvolver o pensamento computacional, primeiro o indivíduo descreve a solução do seu problema. Nessa descrição, o indivíduo utiliza o conhecimento formal e/ou intuitivo, correlacionando estratégias e conceitos pertinentes ao contexto e ao problema. Na sequência, ocorre a execução da descrição, apresentando um resultado na tela do computador (Scratch) ou através de uma atividade desplugada (ex: folha de papel), que corresponde a um feedback, permitindo que o indivíduo reflita sobre as suas ideias iniciais e depure o programa (Scratch) ou a solução da atividade desplugada.

A figura anterior apresenta três tipos de processos de abstração e reflexão estudados por Piaget:

  • A abstração empírica, que pode ser definida como aquela que se alicerça sobre alguns objetos físicos ou sobre os aspectos materiais da própria ação. O indivíduo extrai as informações do objeto, identificando suas propriedades, como a cor, o peso, a forma, a textura etc.;
  • A abstração pseudo-empírica implica nas situações em que o indivíduo efetua construções que se tornarão dedutivas, apoiando-se em resultados derivados, como o cálculo de operações numéricas utilizando-se um ábaco. Esse tipo de abstração permite que o indivíduo deduza algum conhecimento da sua ação ou do objeto utilizado na atividade;
  • A abstração reflexionante ou reflexiva sustenta-se sobre todas as atividades cognitivas do indivíduo (esquemas ou coordenações de ações, operações, estruturas etc.), de tal forma que possa retirar delas certos aspectos e utilizá-los para outros propósitos (novas adaptações, novas situações, novos problemas, etc.). A abstração reflexiva permite a projeção de algo extraído de um nível cognitivo mais baixo para um nível cognitivo mais elevado, bem como a reorganização desse conhecimento em relação aos seus conhecimentos prévios.