Pensamento Computacional

O pensamento computacional consiste em processos, com base em fundamentos computacionais, que auxiliam na compreensão de um problema complexo e na resolução de possíveis soluções. É essencial, portanto, oportunizar o desenvolvimento do PC, que possibilita a potencialização das competências dos estudantes quanto ao pensamento crítico e a resolução de problemas.

O pensamento computacional é executado por pessoas e não por computadores. O PC inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema

Em 2006, Jeanette Wing, diretora de pesquisas computacionais do National Science Foundation (NSF), popularizou o termo “pensamento computacional” por meio de um artigo publicado em uma revista de muito prestígio no meio acadêmico da computação (“Communications of the ACM”), onde ela argumentou que a maneira como os cientistas da computação pensam sobre o mundo é útil para outros contextos.

Wing deixa claro os conceitos do PC e como esta habilidade é essencial para qualquer pessoa, independentemente da sua área de atuação, e não somente às pessoas que estão, de uma forma ou de outra, relacionadas com a informática.

Em um artigo posterior, Wing faz uma pequena mudança na declaração anterior acerca do pensamento computacional, afirmando que “são os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possa realizar”, e acrescenta como sendo uma “automação da abstração” e “o ato de pensar como um cientista da Computação”.

Portanto, o pensamento computacional pode ser definido como a sistematização do pensar. A busca pela organização dos pensamentos, como consequência, propicia a elaboração de estratégias, que possibilitam o surgimento do processo de divisão do problema a ser resolvido minuciosamente em partes menores. À medida que novas conexões se desenvolvem, as soluções do problema, agora repartido, são realizadas, o que pode gerar a obtenção da solução do problema inicial, proporcionando um pensar sobre o pensar